Connect with us

Lazer & Cultura

Gostar deste livro é “piners”

Publicado há

em

Se pensas que já se disse tudo sobre o homem que mais paixões desperta no futebol português, estás enganado. João Costa Pinto escreveu o livro que te traz as histórias e os momentos-chave da vida do treinador que pegou fogo à Segunda Circular, e quem as conta é o Papagaio do Jesus.

Este é um livro que faz troça das célebres tiradas de Jorge Jesus, ou é um livro que nos mostra a capacidade de Jesus para gozar com os outros?
É, sobretudo, um livro para dar a conhecer o homem para lá do treinador. Que não tinha graça nenhuma se não fosse treinador, convenhamos. Mas como é, a oportunidade de contar como foram vividos os momentos mais determinantes da sua carreira não deixa de ser sugestiva. E é disso mesmo que trata o livro: dos momentos-chave da vida de Jorge Jesus, contada pelo seu fiel animal de estimação: o papagaio.

“Este é um livro para o leitor que gosta do Jorge Jesus, e para o que não gosta.”

Como é que se analisa o comportamento e o discurso deste homem do futebol? Será tudo realmente genuíno ou também é pensado para alcançar determinados objetivos?
Uma coisa é certa: a mensagem passa. Chega a jogadores, adeptos, árbitros… No fundo, chega a todas as pessoas. Homens, mulheres, Leonor Pinhão… Tudo. Agora, não é no melhor português, paciência. Não peçam a um tipo da Amadora, com sessenta anos e cabelo louro, para falar como o Francisco Louçã.

Há assim tanto material que justifique a edição de um livro? Porquê escrever sobre Jorge Jesus?

Porquê escrever sobre Jorge Jesus… Honestamente, a minha ideia era fazer um livro sobre o Professor Neca, mas a editora preferiu apostar neste primeiro. Paciência. Lá saberão porquê. São pessoas que estudaram…

Ele é uma das figuras do futebol português que mais amores e ódios desperta. Os benfiquistas, por exemplo, nem podem ouvir falar dele. Pergunto-lhe por isso: para quem é este livro?
Este livro foi escrito com o intuito de servir a toda a gente. A todas as cores clubísticas. Não se toma partidos, nem sequer há conotações com um ou outro clube. Há, sim, histórias narradas de forma leve e humorada dos vários episódios de que o atual treinador do Sporting foi protagonista. É um livro que mistura uma grande dose de informação com outra igual de disparate, tendo como principal objetivo o prazer do leitor ao lê-lo. Quer o leitor que gosta do Jorge Jesus, quer o que não gosta…

Para terminar… Quem é afinal o papagaio do Jesus?

É alguém que gosta muito do seu dono, só que tem uma forma estranha de o demonstrar…

O Papagaio do Jesus
Autor: João Costa Pinto
Editora: Matéria-Prima Edições
Nº de páginas: 192
P.V.P.: 13,50 euros

[Entrevista: Tiago Belim]

[Fotos: Matéria-Prima Edições]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade