Connect with us

Novidades

Leitura digital dá prémio a escola de Barcelos

Publicado há

em

Os seus alunos vão à biblioteca e podem levar 200 livros de uma só vez. Por isso, a Escola Básica e Secundária de Vila Cova venceu o Prémio Escolar Montepio 2015.

É um projeto educativo inovador, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que leva a leitura digital aos alunos da Escola Básica e Secundária de Vila Cova. O objetivo é, essencialmente, fomentar o gosto pela leitura, pondo as novas tecnologias ao serviço dessa finalidade, e para isso, a escola já adquiriu 65 “e-readers”, equipamentos informáticos para ler livros digitais, e que contêm mais de 200 livros cada.

Este projeto de leitura digital da escola de Vila Cova faz também a difusão de posters de escritores pelos corredores, e de pinturas de lombadas de livros pelas paredes, cada um com um “código de barras” que permite fazer, através do telemóvel, o download de informações sobre os autores e as obras em causa. A informação surge sob as mais diversas formas: vídeos no YouTube, notas biográficas, entre outras referências.

Esta iniciativa apresenta ainda outras mais-valias, como uma biblioteca digital e a utilização da rede social Pinterest, através da qual os alunos podem trocar impressões e informação sobre os livros.

Este projeto, da responsabilidade do professor Paulo Faria, vai assim receber 20 mil euros da Fundação Montepio, pela vitória no concurso Prémio Escolar Montepio 2015, criado para distinguir projectos educativos inovadores, orientados para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem do país.

[Foto: Fundação Montepio]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade