Visite-nos em

Novidades

Junta-te ao movimento #somosensinoprofissional

Avatar

Publicado há

em

Se és aluno de um curso profissional ou aprecias este tipo de ensino, e tens um gostinho especial pela fotografia, lançamos-te um convite: tira uma foto que represente para ti o que é ser ensino profissional, escreve #somosensinoprofissional e publica-a no Instagram e/ou no Facebook.
Com este gesto, passarás a fazer parte deste movimento de promoção e valorização do ensino profissional, iniciado a 16 de julho com os Embaixadores do Ensino Profissional.
Este movimento, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), é um projeto que nasce do reconhecimento que é dado hoje em dia às redes sociais, consideradas essenciais para se comunicar com vários públicos-alvo.

Esta iniciativa tem sido potenciadora de inúmeras participações desde o seu lançamento, encontrando-se agora em fase de crescimento, com a colaboração das escolas. Assim, agradecendo a participação daqueles que já utilizaram o #somosensinoprofissional, a ANQEP reforça o apelo às escolas para que divulguem as suas iniciativas através deste movimento.
Quantos mais aderirem, maior impacto terá o projeto, ajudando a contrariar o preconceito enraizado em Portugal, segundo o qual o ensino profissional é encarado como uma opção para os que não tiveram sucesso no ensino tradicionalmente vocacionado para o prosseguimento de estudos.
O grande objetivo desta iniciativa é demonstrar que o ensino profissional corresponde a uma opção de educação e formação com qualidade e grandes vantagens, não só pelo nível de qualificação que confere (nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações), mas também pelo facto de preparar para o exercício de uma profissão, em estreita articulação com empresas, e sempre mediante aprendizagens muito práticas e associadas a saberes necessários para uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho.
De salientar ainda que, nestes cursos, também se adquire competências para se poder ser empreendedor, pois, no decorrer do curso, todos os alunos desenvolvem um projeto e, no final do ano, terão de o apresentar e defender perante um júri.

 

Notícias

FORMAÇÃO_FINANCEIRADia da Formação Financeira 2015
O Dia da Formação Financeira 2015 realizou-se no dia 30 de outubro, no Teatro Municipal de Faro (Teatro das Figuras).
Na edição deste ano, que decorreu sob o lema “A formação financeira no apoio às micro e pequenas empresas”, o Dia da Formação Financeira deu especial atenção aos empreendedores e gestores provenientes destas organizações empresariais.
O evento iniciou-se com uma conferência, que contou com a presença de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).
Neste evento, foi divulgado o Referencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas, desenvolvido no âmbito do protocolo entre os supervisores financeiros e o IAPMEI, documento que será colocado em consulta pública durante o mês de novembro.
No decorrer da cerimónia, foi igualmente lançada a plataforma de e-learning, desenvolvida pelos supervisores financeiros para apoiar a formação a distância, e foram anunciadas as escolas vencedoras da 4ª edição do Concurso Todos Contam.
No hall de entrada do Teatro, teve lugar a habitual “feira” de iniciativas de formação financeira e a apresentação, por parte das escolas, dos projetos vencedores da 4ª edição do referido concurso.
Na edição deste ano estiveram envolvidas 33 escolas e 17 parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira.

 

Postal de Natal
POSTAL_DE_NATALO desafio está lançado. Até dia 6 de novembro, os alunos que tenham frequentado no último ano letivo uma modalidade de dupla certificação que confira o 12º ano de escolaridade, ainda estão a tempo de participar no concurso “Postal de Natal”.
Esta iniciativa visa criar um postal de Natal digital que possa ser utilizado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) como postal institucional, na próxima quadra natalícia.
Entre outros objetivos, o desafio proposto pretende promover a expressão artística e desenvolver o espírito criativo, sensibilizar os alunos para a importância da comunicação institucional e demonstrar, através de um postal de Natal, a importância da ANQEP nos mundos da educação, formação e emprego.

[Fotos: Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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