Connect with us

Novidades

O Ensino Profissional é para todos!

Avatar

Publicado há

em

O Ensino Profissional foi o grande destaque desta sexta-feira, com o Presidente da República e o Ministro da Educação e Ciência a visitarem várias escolas especializadas neste tipo de ensino, promovendo a sua importância para o país. A Mais Educativa conta-te como foi na Escola Profissional Gustave Eiffel.

“O Ensino Profissional tem o seu lugar e é um lugar importante”. Esta frase é retirada do programa da sexta edição do Roteiro para uma Economia Dinâmica, da autoria do Presidente da República, Cavaco Silva, num documento que destaca o papel deste tipo de ensino no nosso país, numa altura em que cada vez mais as empresas sentem necessidade de contratar técnicos especializados intermédios.

Foi neste contexto que o Presidente da República visitou, no dia de hoje, três escolas de formação profissional, destacadas pela “qualidade dos cursos que ministram, proximidade e forte cooperação com o tecido empresarial e elevada procura no mercado dos seus formandos”. A Mais Educativa esteve na primeira, a Escola Profissional Gustave Eiffel, no pólo do Lumiar, que há 26 anos forma jovens em diversas áreas profissionais, como a construção civil, a segurança e higiene no trabalho, a proteção civil, a gestão, os transportes, a informática, a eletrónica ou a mecatrónica.

Esta é, nas palavras do seu presidente, Augusto Ferreira Guedes, “uma escola para todos, independentemente da condição social”, como comprovam os seus 600 alunos do Ensino Profissional, os 90 alunos do Ensino Vocacional, e o facto de neste ano letivo terem sido “esgotadas todas as vagas”.

FullSizeRender1Depois uma sessão de boas vindas, e de um pequeno vídeo de demonstração do que de melhor se faz nesta escola, o Presidente da República, acompanhado pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, ficou a conhecer algumas das oficinas onde os alunos desenvolvem o seu trabalho.

 

 

 

 

 

Na primeira encontrámos jovens a trabalhar a Ótica Ocular, nomeadamente a compreender o processo de experimentação e calibragem das lentes de contacto.FullSizeRender2

FullSizeRender5

 

 

 

 

Depois disso, a visita prosseguiu com uma paragem na Clínica Universitária Essilor, antes mesmo que o Presidente da República pudesse descobrir o Laboratório de Higiene e Segurança e Proteção Civil. A coordenadora do espaço, Débora Mestre, esclareceu-nos sobre esta aula de Higiene e Segurança no Trabalho, no módulo de Iluminação, que consistia em “medir o índice de iluminação nos postos de trabalho. Os alunos utilizam o luxímetro para essa medição, e depois comparam-na com as normais internacionais para perceber se tudo está dentro da conformidade”.

 

De seguida, encontrámos Delfim Oliveira, o Coordenador do curso de Energias Renováveis, que em conjunto com os seus formandos explicou ao Sr. Presidente da República “o princípio básico de funcionamento de um painel fotovoltaico”. Daqui, os alunos sairão “a saber dimensionar a quantidade de painéis exigida para abastecer um determinado espaço, consoante a suas necessidades”.

 

 

FullSizeRender6A visita terminou na cozinha, onde os alunos responderam à curiosidade do Presidente da República e da Primeira Dama sobre o que estavam a preparar: um delicioso bacalhau!

 

No final, registámos um momento de Cavaco Silva com os alunos. À pergunta “gostam de estar aqui?”, os estudantes da Escola Profissional Gustave Eiffel responderam com um sonoro “sim!”, prova de que o Ensino Profissional é a opção certa para muitos jovens portugueses.

[Fotos: Mais Educativa]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *