Connect with us

Lazer & Cultura

Participa no AmadoraBD 2015!

Publicado há

em

O AmadoraBD 2015 – Festival Internacional de Banda Desenhada – organizado pela Câmara Municipal da Amadora – acontece de 23 de outubro a 8 de novembro e tem como tema A Criança na BD. E mais uma vez, tu podes participar no Concurso Nacional de Banda Desenhada.

O tema deste ano é “A Criança na BD” e comemora o centenário das personagens Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais, um dos precursores do modernismo português, considerado o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social, nos anos 10 e 20 do séc. XX. Também os concursos organizados pelo AmadoraBD 2015 pretendem assinalar o tema e prestar uma homenagem a estas duas personagens.

Assim, o Concurso Nacional de Banda Desenhada tem como tema “Uma nova aventura de Quim e Manecas”, enquanto o Concurso Nacional de Cartoon e o Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração da Amadora se dedicam ao tema “Os Direitos das Crianças”, tendo como base os princípios da Declaração dos Direitos da Criança.

Se estiveres interessado em participar, deves entregar os teus trabalhos até 21 de setembro (Concurso Nacional de Banda Desenhada e de Cartoon) ou até 14 de outubro (Concurso Municipal). Os trabalhos premiados estarão em exposição no Festival, no Fórum Luís de Camões.

Todos os anos, o Festival atribui ainda os Prémios Nacionais de Banda Desenhada, distinguindo edições e personalidades nacionais e estrangeiras cuja atividade se desenvolve no circuito da nova arte: melhor álbum, melhor argumento, melhor desenho, melhor álbum português em língua estrangeira, melhor álbum estrangeiro de autor português, melhor álbum estrangeiro, melhor álbum de tiras humorísticas, melhor ilustração de livro infantil, melhor ilustração estrangeira de livro infantil, prémio clássicos da nona arte, prémio fanzine, prémio juventude e troféu de honra. Para estes, a data limite para submissão dos álbuns para avaliação é até ao dia 7 de setembro.

[Foto: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade