Connect with us

Novidades

Mais empresas envolvidas no Ensino Vocacional

Avatar

Publicado há

em

O Ministério da Educação e Ciência estima que o número de empresas envolvidas no ensino vocacional mais do que duplique no próximo ano letivo, ultrapassando as 10 mil parcerias.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação e Ciência, Professor Nuno Crato, durante a cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre o MEC e a empresa ALSTOM Portugal, realizada hoje na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal.

A Escola Secundária Sebastião da Gama integrou, no ano letivo 2013/2014, a primeira experiência-piloto de cursos vocacionais no Ensino Secundário, desenvolvendo um curso de Técnico de Tratamento de Metais, desenvolvido numa colaboração estreita com a Alstom, que disponibilizou aos alunos, através dos seus quadros técnicos e dos seus recursos fabris a formação de um total de 1400 horas naquela empresa.
Na cerimónia foram entregues diplomas de conclusão do curso, de dupla certificação (escolar e profissional). Foi também anunciado que os 9 estudantes têm já empregos e estágios assegurados.

À semelhança dos protocolos firmados recentemente com a SONAE e com a EDP, o documento assinado esta tarde estabelece em que termos o MEC e a ALSTOM se comprometem a promover o desenvolvimento destes cursos vocacionais no Ensino Secundário.
A sessão contou com a presença de alunos, encarregados de educação e professores, que partilharam a experiência desenvolvida nos últimos dois anos letivos.

As ofertas vocacionais foram lançadas no ano letivo de 2012/2013, no Ensino Básico, e no ano seguinte alargadas ao Ensino Secundário, em ambos os casos em experiência piloto. No próximo ano, atendendo à forte adesão das escolas, prevê-se que triplique o número de ofertas de Ensino Vocacional de nível secundário, em relação ao ano letivo de 2014/2015.

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *