Connect with us

Ciência & Tecnologia

A ETAP leva a Prata em concurso

Avatar

Publicado há

em

A ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal atingiu o 2º lugar com uma menção honrosa no concurso APTIPRO 2015 dirigido a alunos do ensino profissional, que desenvolveram Provas de Aptidão Profissional no ano letivo que chegou agora ao fim.

O APTIPRO 2015 é um Concurso de Protótipos Tecnológicos que funciona como forma de divulgação da qualidade de formação adquirida pelos alunos dos cursos profissionais da área da Electrotecnia, exposta nos trabalhos tecnológicos concebidos no âmbito das Provas de Aptidão Profissional. A final da 6ª edição deste evento realizou-se no passado dia 14 de julho de 2015, e foi ganha por um aluno da ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.

O projeto desenvolvido pelo Rodolfo Silva, aluno de Mecatrónica, consiste numa Escavadora Giratória controlada através de sistema operativo Android. Para o seu desenvolvimento, o aluno baseou-se num chassi de um brinquedo ao qual adicionou componentes mecânicas construídas para o efeito, bem como o motor e toda a parte hidráulica e eletrónica. Para controlo do equipamento, o aluno desenvolveu uma aplicação que permite que as operações sejam feitas através do sistema Android. Desta forma, o utilizador pode manusear toda a máquina através do telemóvel ou tablet e colocá-la a funcionar de forma inteligente.
O Rodolfo foi acompanhado pelo professor José Alberto Gomes, coordenador do Curso de Mecatrónica.

Neste evento, participaram 38 projetos de 22 escolas, num concurso organizado pela Associação Nacional de Professores de Eletrotecnia e Eletrónica – ANPEE.

Vê o vídeo do projeto aqui.

[Foto: ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *