Connect with us

Ciência & Tecnologia

Uma cena chamada Barcelos

Publicado há

em

Já estreou em redbull.pt uma webseries tripartida acerca da cidade de Barcelos, e sobre como uma pequena cidade se transformou num pólo cultural global. “A Scene called Barcelos” é um documentário em forma de série, e passa-se durante o festival Milhões de Festa.

“A Scene called Barcelos” é uma webseries documental que mergulha na história musical recente da cidade de Barcelos através de três episódios diários durante o festival Milhões de Festa. O objetivo é procurar a energia que está por detrás do forte movimento cultural Barcelense, desde os anos 90 até hoje. Como é que esta cidade, longe de ser um grande pólo urbano, conseguiu germinar tanto talento e materialização? Tudo isto parece ser causa e ao mesmo tempo consequência de um dos mais míticos festivais do underground português, o Milhões de Festa, que vai este ano na sua 6ª edição.

Numa viagem pelo passado e pelo presente, contada na primeira pessoa pelos pioneiros das bandas que moldaram a scene que hoje é chamada “a Seattle portuguesa”, pode descobrir-se a riqueza cultural desta cidade.

“Barcelos era um vulcão que expelia bandas cá para fora” é a frase-chave do episódio inaugural, “Infection” no qual se ouvem testemunhos sobre a música experimental e iconoclasta que se fazia na cidade nos anos 90.
Com o Milhões de Festa a dar os primeiros passos, tudo parece ganhar forma no segundo episódio, “Explosion”, que retrata o culminar de uma semente plantada pela comunidade musical Barcelense: a Lovers & Lollypops de Fua começa a lançar discos e o Milhões faz acontecer momentos inesquecíveis.
Em “Conscience”, o episódio final de “A Scene called Barcelos”, chega-se à conclusão que há uma inegável relação simbiótica entre a scene e o festival Milhões de Festa: alimentam-se mutuamente. Barcelos é uma espécie de Meca do verdadeiro underground, onde não há cartazes e concertos todos os dias – mas há gente que, ao pegar na guitarra para combater o tédio, sem reparar, vai escrevendo mais uma linha da história da inovação sónica nacional.

Vê tudo aqui.

[Foto: Red Bull]

Publicidade
Clica para comentar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Noticias

Publicidade