Visite-nos em

Novidades

cTeSP em Manutenção de Sistemas Mecatrónicos

Avatar

Publicado há

em

O Curso Técnico Superior Profissional (cTeSP) em Manutenção de Sistemas Mecatrónicos do Instituto Politécnico de Tomar foi aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior e encontra-se com pré-inscrições online.

Os alunos inscritos no cTeSP em Manutenção de Sistemas Mecatrónicos dispõem de um plano de estudos bastante abrangente com unidades curriculares que vão desde a Matemática, Eletricidade, Programação, Desenho Técnico I, Português, Inglês, Automação, Hidráulica e Pneumática, Desenho Técnico II, Materiais e Tecnologia Mecânica, Eletrónica Aplicada, Atelier de Criatividade, Atelier de Inovação e Empreendedorismo, Organização e Gestão de Manutenção, Máquinas Elétricas, Robótica, Desenho e Fabrico Assistido por Computador (CAD/CAM) e Mecanismos e Componentes Mecânicos.

Ao optares por esta formação ficarás apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, relacionados com eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica. Podem exercer ainda, atividade profissional em inúmeras empresas transformadoras, tais como empresas de metalurgia e metalo­mecânica, de fabrico de máquinas, de fabrico de equipamentos mecânicos e eletrónicos, de robótica e automação e de componentes automóveis. Ou seja, podem planear e realizar atividades de manu­tenção em equipamentos mecatrónicos; projetar equipamentos e sistemas de produção; detetar e diagnosticar anomalias e controlar o funcionamento dos equipamentos; implementar, programar e colocar em funcionamento sistemas mecatrónicos; reparar equipamentos mecatrónicos; gerir e supervisionar de forma integrada equipas e equipamentos bem como colaborar com os departamentos de I/D no desenvolvimento de novos produtos.

Esta formação permite igualmente o prosseguimento de estudos pra cursos de licenciatura em Engenharia Mecânica ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do IPT.

O cTeSP que é um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos inclui seis meses de estágio assegurado pelo IPT através da sua Rede de Formação Dual e Estágios em Contexto de Trabalho e confere um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Sabe mais www.ipt.pt.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *