Visite-nos em

Novidades

Miopia a aumentar na população universitária

Avatar

Publicado há

em

De 2002 a 2014, 200 alunos da Escola de Ciências da Universidade do Minho aumentaram os seus índices de miopia de 23% para 42%. É o resultado de um estudo da instituição, que vai de encontro à tendência generalizada.

O Laboratório de Investigação em Optometria Clinica e Experimental da Universidade do Minho desenvolveu um estudo para conhecer a prevalência da miopia em estudantes universitários. Os testes realizados em dois momentos, em 2002 e 2014, a cerca de 200 alunos da Escola de Ciências da UMinho, revelaram um aumento da miopia de 23% para 42%.

Este aumento tem vindo a verificar-se em vários países do mundo, nomeadamente nos asiáticos, onde a prevalência de miopia nas populações universitárias atinge valores superiores a 85%. Este é o primeiro trabalho do género em Portugal, e os resultados confirmam a perceção dos especialistas, que defendem “a necessidade de se estabelecer um programa nacional de prevenção da miopia, através do estudo da população e de ações de sensibilização dos pais e educadores”, de acordo com Jorge Jorge, coordenador do projeto e professor da Escola de Ciências.

De resto, a miopia é o problema visual com maior prevalência no mundo. Calcula-se que aproximadamente 1600 milhões de pessoas tenham miopia – cerca de ¼ da população mundial – e a realização prolongada de tarefas que exigem esforço visual em visão de perto e a falta de atividades ao ar livre são dois dos principais fatores para o seu aparecimento e o desenvolvimento.

[Foto: Universidade do Minho]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==