Visite-nos em

Novidades

Durão Barroso é professor na Universidade Católica

Avatar

Publicado há

em

Durão Barroso está de regresso a Portugal para dar aulas na Universidade Católica Portuguesa, nas áreas do Direito, da Economia, das Ciências Políticas e das Relações Internacionais. A primeira palestra aconteceu ontem, e a Mais Educativa conta-te tudo.

A Universidade Católica Portuguesa tem um reforço de peso para o seu “plantel” de professores. Falamos-te de Durão Barroso, ex-Primeiro Ministro e Presidente da Comissão Europeia ao longo de uma década, e que ontem ministrou a primeira aula aos alunos dos programas de LL.M. (Master of Laws) “Law in a European and Global Context” e “International Business Law” da Católica Global School of Law, do “Internacional MSc in Management” e da formação de executivos da Católica Lisbon School of Business and Economics, e dos programas de mestrado em “Ciência Política e Relações Internacionais” e em “Governance, Leadership and Democracy Studies” do Instituto de Estudos Políticos.

Foi o próprio Durão Barroso quem começou por esclarecer quais as mais-valias que pode trazer aos estudantes da Católica, ressalvando “os ensinamentos e a partilha de alguma da experiência” que acumulou “ao longo de 10 anos à frente da Comissão Europeia”. Perante um auditório lotado – e após introdução do Professor Adriano Moreira – Durão Barroso abordou os conceitos de União Europeia e de Lusofonia e defendeu o papel da UE na resolução da crise económica que o mundo atravessou, contribuindo para “a maior integração” de que há memória no velho continente.

Otimismo. É com esse sentimento que Durão fala do futuro europeu, referindo-se ao “maior poder de sempre” da União, e à importância económica que o conjunto dos 28 estados-membros desempenham no mundo, ao mesmo tempo que rejeita “a ideia de uma Europa em decadência”. Para ele, a Europa “tem problemas” mas “não há razões” para abandonar a confiança no seu papel “fundamental para defender as suas ideias e competir com a China, os EUA e a Rússia”.

A relação de Portugal com a Europa e com o mundo foi outro dos pontos abordados, e Durão Barroso vê na lusofonia “uma das formas que Portugal tem para fazer valer a sua influência no espaço internacional”.

O antigo representante máximo da Comissão Europeia vai ainda assumir a direção do Centro de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa, e dar aulas como professor visitante na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos da América.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==