Visite-nos em

Novidades

Mais preparados para o mercado de trabalho

Avatar

Publicado há

em

Uma das principais conclusões do relatório Education Policy Outlook da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico é a de que Portugal prepara cada vez melhor os seus alunos para o mercado de trabalho.

O relatório Education Policy Outlook apresenta uma análise comparativa das políticas e reformas educativas dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Este trabalho debruça-se sobre os resultados dos alunos, sobre a qualidade da prestação das escolas e sobre os resultados globais do sistema de ensino e destaca, no caso de Portugal, o trabalho desenvolvido desde 2012 na área do Ensino Vocacional, incluindo-nos no grupo de países que mais têm investido em medidas de preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e num percurso profissionalizante do ensino.

O relatório destaca também o facto de Portugal estar a fazer um esforço notável no sentido de dar aos alunos a possibilidade de, sempre que seja a sua vontade, continuarem os estudos para um nível superior, não limitando a formação ao mesmo tempo que os prepara a nível profissional. Foi enaltecida a melhoria da qualidade dos programas de formação, e os resultados obtidos no combate à retenção e abandono escolares.

Este estudo menciona ainda o alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos, uma medida que, segundo a OCDE, coloca Portugal entre os países com os mais longos períodos de escolaridade obrigatória. Apesar disso, indica que as taxas de conclusão dos níveis secundário e superior ainda têm de ser melhoradas.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *