Visite-nos em

Novidades

Qual foi a tua “Palavra do Ano”?

Avatar

Publicado há

em

Para a Porto Editora, que lançou a lista de termos candidatos à “Palavra do Ano” de 2014, foi “Corrupção”. E para ti, qual foi a palavra mais importante do ano que agora terminou?

Com 25% dos votos de 22 mil portugueses, “Corrupção” foi eleita a “Palavra do Ano” de 2014, relegando para segundo lugar a expressão “Xurdir”, e “selfie” para o último lugar do pódio desta eleição que já se tornou num hábito de final de ano. As 2ª e 3ª classificadas ficaram ambas pelos 22% de preferências de voto, estando a diferença final no número absoluto de votos.

De acordo com os resultados anunciados hoje, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, e na nota enviada pela editora com a divulgação dos resultados, “os vários casos de suspeita de corrupção que foram sendo conhecidos ao longo do ano passado e a consequente atenção dada pelos media, que alimentou debates e conversas, terão influenciado a escolha feita pelos portugueses”.

Bem distantes ficaram os restantes vocábulos: “basqueiro” (8%), “ébola” (6%), “cibervadiagem” (5%), “jihadismo” (4%), “banco”, “gamificação” e “legionela” (3%) completaram, por esta ordem, a listagem final de resultados.

Esta iniciativa da Porto Editora já dura desde 2009, mas só a partir do ano seguinte a eleição da “Palavra do Ano” ficou entregue aos portugueses. As vencedoras nas edições anteriores foram: “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade”, (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

E para ti, qual foi a Palavra do Ano?

[Foto: Porto Editora]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Trending

PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LnlvdXR1YmUuY29tL2VtYmVkL3ExY3hNUW90YnZRIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPjwvaWZyYW1lPg==